Latest posts

REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR

ECONOMIA CIRCULAR

“Uma Europa que utiliza os recursos de forma eficiente” é uma das sete iniciativas emblemáticas que fazem parte da estratégia Europa 2020 que visa gerar um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. É atualmente a principal estratégia da Europa para gerar crescimento e emprego, com o apoio do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu.

Esta iniciativa emblemática visa criar um quadro político para apoiar a mudança para uma economia eficiente em termos de recursos e de baixo carbono que nos ajude a:

  • melhorar os resultados económicos, reduzindo simultaneamente a utilização de recursos;
  • identificar e criar novas oportunidades de crescimento económico e impulsionar a inovação e a competitividade da UE;
  • garantir a segurança do abastecimento de recursos essenciais;
  • combater as alterações climáticas e limitar os impactos ambientais da utilização dos recursos.

Esta iniciativa emblemática oferece um quadro de medidas de longo prazo e, de forma coerente, outras de médio prazo, entre as quais já foi identificada uma estratégia que visa transformar a UE numa "economia circular" baseada numa sociedade de reciclagem, a fim de reduzir a produção de resíduos e utilizá-los como recursos.

A economia circular é um conceito económico que está interligado com a sustentabilidade, e cujo objetivo é que o valor dos produtos, materiais e recursos (água, energia,...) seja mantido na economia durante o maior tempo possível, e que a geração de resíduos é reduzido ao mínimo. Trata-se de implementar uma nova economia circular e não linear, baseada no princípio de “fechar o ciclo de vida” de produtos, serviços, resíduos, materiais, água e energia.

Aspectos da economia circular

A economia circular é a intersecção de aspectos ambientais e econômicos.

O sistema linear da nossa economia (extracção, produção, utilização e eliminação) atingiu os seus limites. Na verdade, começamos a assistir ao esgotamento de uma série de recursos naturais e combustíveis fósseis. Portanto, a economia circular propõe um novo modelo de sociedade que utiliza e otimiza estoques e fluxos de materiais, energia e resíduos e tem como objetivo a eficiência do uso dos recursos.

A economia circular é geradora de empregos. O setor de gestão de resíduos representa milhares de empregos na Europa.

Num contexto de escassez e flutuação de custos das matérias-primas, a economia circular contribui para a segurança do abastecimento e para a reindustrialização do território nacional.

O desperdício de uns transforma-se em recursos para outros. O produto deve ser projetado para ser desconstruído. A economia circular consegue converter os nossos resíduos em matéria-prima, um paradigma de sistema para o futuro. Finalmente, este sistema é um sistema que gera emprego local e não pode ser deslocalizado.

Como funciona a economia circular

A economia circular assenta em vários princípios:

  • Eco-concepção: considera os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida de um produto e integra-os desde a sua concepção.
  • Ecologia industrial e territorial: estabelecimento de um modo de organização industrial num mesmo território caracterizado por uma gestão optimizada de stocks e fluxos de materiais, energia e serviços.
  • A economia da “funcionalidade”: privilegiar o uso em detrimento da posse, a venda de um serviço em detrimento de um bem.
  • A segunda utilização: reintroduzir no circuito económico aqueles produtos que já não correspondem às necessidades iniciais dos consumidores.
  • Reaproveitar: reaproveitar determinados resíduos ou certas partes deles, que ainda podem servir para a produção de novos produtos.
  • Reparação: encontrar uma segunda vida para produtos danificados.
  • Reciclagem: aproveitar os materiais encontrados nos resíduos.
  • Valorização: aproveitamento energético de resíduos que não podem ser reciclados.

Atores da economia circular

A economia circular dirige-se tanto aos atores públicos responsáveis ​​pelo desenvolvimento sustentável e ao território, como às empresas que procuram resultados económicos, sociais e ambientais, bem como à sociedade que deve questionar as suas reais necessidades.

Benefícios da economia circular

O desenvolvimento da economia circular deverá ajudar a reduzir a utilização de recursos, reduzir a produção de resíduos e limitar o consumo de energia. Deve também participar na reorientação produtiva dos países. Com efeito, para além dos benefícios ambientais, esta atividade emergente é criadora de riqueza e de emprego (incluindo no domínio da economia social) em todo o território e o seu desenvolvimento deverá permitir a obtenção de uma vantagem competitiva no contexto.

Posted in: Reciclagem

Leave a comment