Como resolver problemas comuns sem ter de ir a um técnico 1. O portátil não liga 2. Ecrã preto ao ligar 3. O portátil...

COMPRAR UMA BATERIA DE SUBSTITUIÇÃO
COMPRE UMA BATERIA DE SUBSTITUIÇÃO
Ao escolher uma bateria de substituição para o seu portátil, precisa de considerar três características da bateria: voltagem, capacidade e o modelo da bateria para corresponder ao conector.
Normalmente, todos os portáteis e baterias têm informações sobre a voltagem e a capacidade num autocolante de informações técnicas na parte traseira da bateria.
Voltagem: É importante que a voltagem seja exatamente a mesma que o nosso portátil necessita. No caso das baterias de 10,8 V ou 11,1 V ambos os modelos são compatíveis. Funcionam de forma intercambiável. Se o nosso portátil precisar de 14,4 V, não poderemos utilizar uma bateria de 10,8 V/11,1 V e vice-versa, já não funcionará.
Capacidade: A capacidade de uma bateria medida em mAh (miliamperes-hora) é a capacidade que esta tem de fornecer energia ao nosso portátil para que este possa funcionar sem estar ligado à corrente elétrica. Existem baterias de 2200mAh / 4400mAh / 5200mAh / 6600mAh / 8800mAh / 12000mAh. Quanto maior for a capacidade em mAh, maior será a autonomia operacional do nosso portátil.
As baterias possuem células internas de iões/lítio deste tipo (semelhantes às pilhas AA/AAA convencionais que utilizamos diariamente):
As baterias de portátil são, portanto, a construção em série/paralelo de várias células (6 células no caso de 4400mAh), todas ligadas a uma placa inteligente e encapsuladas em plástico para que se possam adaptar e interagir com o portátil.
Por exemplo: para uma bateria de 10,8 V/11,1 V e 4400 mAh, necessitamos de três baterias ou células em série de 3,7 V e 2200 mAh e estas, por sua vez, em paralelo com outras três baterias idênticas construídas em série.
Modelo de bateria: Cada modelo de bateria pode ser adequado para muitos modelos de portáteis e até mesmo para portáteis de outras marcas. Por este motivo é importante observar o código ou
Número de peça impresso na etiqueta da bateria.
Se não tiver a certeza de qual a bateria que o seu portátil precisa, envie-nos a marca e o modelo do seu portátil por e-mail: geral@coreinformatica.pt e responderemos o mais rapidamente possível.
Abaixo está uma imagem de uma etiqueta típica de bateria. Observe os dados de Tensão, Capacidade e Modelo da Bateria.
Precauções
As baterias podem ser reparadas substituindo células internas ou baterias defeituosas. No entanto, devido à descida dos preços, não é económico e é também muito perigoso.
Manusear baterias é sempre uma tarefa arriscada. Quando uma bateria sofre um curto-circuito (o polo positivo está ligado ao polo negativo), tende a aquecer. No caso das baterias de iões de lítio e LiPo, isto pode ter consequências graves para a pessoa que as manuseia ou para objetos nas proximidades. Se uma destas baterias sofrer um curto-circuito, podem atingir temperaturas muito elevadas, provocando fugas do líquido eletrolítico de iões de lítio pressurizado para o seu interior, ou podem incendiar-se repentinamente ou mesmo explodir.
Deve ser dada especial atenção aos objetos e ferramentas de metal com os quais se trabalha. A cablagem dentro da bateria deve ser cortada uma de cada vez para evitar curto-circuitos.
Duração da bateria
Abaixo está um gráfico que mostra a autonomia de uma bateria de portátil com base na sua capacidade. O tempo é medido para o uso normal do portátil. Para uma utilização intensiva que exija muito consumo (como aplicações gráficas, jogos, CAD,...) o tempo poderia ser menor.
Tipos de baterias
1. Baterias de iões de lítio As baterias de iões de lítio (Li-Ion) utilizam materiais de ânodo, como o lítio ou uma liga de lítio, e uma solução eletrolítica não aquosa. As baterias de iões de lítio fornecem alta voltagem, longo ciclo de vida e alta velocidade de carregamento. São leves, não poluem e não sofrem do efeito de memória de uma descarga incompleta. Podem ser recarregados rapidamente e utilizados com um carregador de bateria inteligente, mantendo uma elevada capacidade de densidade de energia. As baterias de iões de lítio são utilizadas em produtos como telemóveis e computadores portáteis.
2. Bateria de polímero de lítio Atualmente, a bateria de polímero de lítio é a bateria mais utilizada no mercado. As suas vantagens incluem uma maior densidade energética e um formato pequeno, fino, leve e barato. As baterias de polímero de lítio podem ser fabricadas em qualquer formato e capacidade e podem ter até 0,5 mm de espessura. Fornecem o dobro da capacidade de energia das baterias de iões de lítio do mesmo tamanho. As baterias de polímero de lítio são atualmente encontradas em telemóveis, computadores portáteis e tablets.
Vida útil e ciclo da bateria
1. A utilização da capacidade da bateria em relação à atenuação do desempenho do ciclo segue uma curva do tipo linear.
2.As baterias de iões de lítio (Li-ion) têm normalmente uma vida útil de 300 ciclos. Com uma utilização moderada, espera-se que as baterias de iões de lítio forneçam cerca de 60% da sua capacidade original após 150 ciclos ou cerca de um ano de utilização.
3.As temperaturas ambiente mais elevadas ou mais baixas durante o funcionamento podem resultar numa perda de 70% ou mais da capacidade durante o mesmo número de ciclos.
4. Outros fatores que afetam a duração da bateria incluem o design do sistema, o modelo do portátil e as definições de gestão de energia do sistema operativo. A temperatura ambiente, bem como o número de vezes que a bateria é totalmente descarregada e recarregada, também afetam o desempenho da bateria.
5. A taxa de consumo da bateria de um portátil depende diretamente das definições de gestão de energia e dos tipos de aplicações em execução. Por exemplo, aplicações com uso intensivo de gráficos e animação, jogos e reprodução de vídeo consomem mais energia do que as aplicações de ambiente de trabalho padrão.
Por exemplo: Para uma bateria com uma capacidade nativa de 4400mAh com 150 ciclos de carga, a capacidade resultante será de 2200-3000mAh dependendo da sua utilização e/ou manutenção. A diminuição da capacidade devido à utilização da bateria será entendida como algo inerente à tecnologia na aplicação das garantias.
Manutenção da bateria
1.º Retire a bateria do portátil e desligue o adaptador de corrente quando o portátil não for utilizado durante mais de duas semanas. Como a bateria tende a descarregar quando armazenada, deve ser recarregada a cada três meses para aumentar a capacidade do ciclo, caso contrário poderá não carregar ou reter energia no futuro. 2. A bateria deve ser armazenada a uma temperatura entre 10 e 30°C. Deve ter em conta que a temperatura interna de um portátil é superior à temperatura externa. Qualquer temperatura abaixo desta gama diminuirá o desempenho da bateria. A operação da bateria a temperaturas mais elevadas aumenta o risco de explosão da bateria.
3. Em condições normais de funcionamento e utilização, a bateria tem uma vida útil entre 300 e 500 ciclos. A utilização do portátil a temperaturas ambiente mais altas ou mais baixas afeta o número total de ciclos de vida útil da bateria.
4. Não guarde a bateria em ambiente húmido ou frio! A humidade ou o ambiente frio podem acelerar a taxa de descarga. Os ingredientes químicos no interior da bateria podem degradar-se quando expostos a baixas temperaturas. Por outro lado, existe o risco de explosão quando exposto a temperaturas extremamente elevadas.
5. Para prolongar a vida útil da bateria, evite ligar e desligar o adaptador de corrente com frequência. 6.º Não coloque o portátil ou a bateria perto de radiadores, lareiras, recuperadores de calor ou qualquer fonte de calor. Temperaturas acima dos 60°C (140°F) podem provocar uma explosão na bateria, fugas de fluidos químicos ou incêndio.
Leave a comment