Como resolver problemas comuns sem ter de ir a um técnico 1. O portátil não liga 2. Ecrã preto ao ligar 3. O portátil...

Como resolver problemas comuns sem ter de ir a um técnico
Como resolver problemas comuns sem ter de ir a um técnico
1. O portátil não liga
Verifique a bateria: certifique-se de que a bateria está carregada. Ligue o portátil a uma fonte de energia e deixe-o carregar durante alguns minutos antes de tentar ligá-lo novamente.
Verifique o carregador: Por vezes, o problema pode estar no carregador. Experimente usar outro carregador compatível para ver se é esse o problema.
Execute uma reinicialização forçada: se o seu portátil tiver uma bateria amovível, retire-a, prima o botão de alimentação durante 30 segundos, volte a inserir a bateria e ligue o portátil.
2. Ecrã preto ao ligar
Ligar a um monitor externo: Ligue o seu portátil a um monitor externo para verificar se o ecrã está com defeito. Se a imagem for apresentada no monitor, o problema está no ecrã do portátil.
Verifique a RAM: Por vezes, os problemas de visualização podem estar relacionados com a RAM. Abra o compartimento de RAM, retire os módulos e volte a colocá-los corretamente.
3. O portátil sobreaquece
Limpe os ventiladores: o pó pode acumular-se nos ventiladores e causar sobreaquecimento. Utilize ar comprimido para limpar os ventiladores e as saídas de ar.
Utilize uma almofada de arrefecimento: uma almofada de arrefecimento pode ajudar a manter o seu portátil fresco durante o uso intenso.
4. Ligação Wi-Fi instável
Reinicie o router: Por vezes, o problema pode estar no router. Reinicie o router e verifique se a ligação melhora.
Atualizar os controladores de rede: certifique-se de que os controladores da placa de rede estão atualizados. Pode descarregá-los do site do fabricante.
Esquecer e voltar a ligar à rede Wi-Fi: Nas definições de rede do portátil, esqueça a rede Wi-Fi e volte a ligar-se digitando a palavra-passe novamente.
5. O portátil é lento
Remova programas desnecessários: desinstale programas que não utiliza para libertar recursos do sistema.
Limpar ficheiros temporários: utilize ferramentas como a Limpeza de Disco do Windows para remover ficheiros temporários e inúteis.
Desfragmente o seu disco rígido: se tiver um HDD, a desfragmentação pode melhorar o desempenho. Nos SSDs, isso não é necessário.
6. Problemas de teclado
Limpe o teclado: As migalhas e o pó podem fazer com que as teclas não funcionem corretamente. Vire o portátil e abane-o ligeiramente, depois use ar comprimido para limpar entre as teclas.
Repor o controlador do teclado: Vá para o Gestor de dispositivos, desinstale o controlador do teclado e reinicie o portátil. O Windows deve reinstalar o controlador automaticamente.
7. Problemas com o touchpad
Ativar touchpad: certifique-se de que o touchpad não está desativado. Normalmente existe uma tecla de função (como F5, F6, etc.) para ativar ou desativar o touchpad.
Atualizar os controladores: tal como na rede, certifique-se de que os controladores do touchpad estão atualizados.
8. O portátil não reconhece dispositivos USB
Experimente outra porta: ligue o dispositivo USB a outra porta para despistar problemas com a porta específica.
Repor controlador USB: no Gestor de dispositivos, desinstale os controladores USB e reinicie o portátil para que o Windows os reinstale.
Leave a comment